Paulistana Piauí PI

Paulistana Piauí PI

Clique nos assuntos abaixo no índice clicável e vá direto no que interessa:

INDICE CLICÁVEL: Turismo – EducaçãoSaúdeHistóriaMineração População

Turismo (voltar ao índice clicável)

Paulistana – Piauí tinha como turismo o Açude Ingazeiras antes era acessível, mas segundo um EIA Estudo de Impacto Ambiental do Complexo Eólico Queimada Nova III, não mais é possível o turismo no local.

“Dentre os principais elementos do patrimônio natural e paisagístico de Paulistana, está o Açude Ingazeira. Com extensão de 12k, ele possui volume de 25 milhões de metros cúbicos de água. O açude já foi um ponto turístico do município, porém atualmente o cercamento dele por propriedades privadas impede o livre acesso ao açude. A cidade tem o Morro da Santa, que possui uma imagem da Padroeira da Cidade, a Nossa Senhora dos Humildes e um oratório, que serve como local de peregrinação, também tem potencial turístico. A cidade tem também o estádio de futebol e a antiga maria fumaça. Sobre as opções de lazer para os moradores, os entrevistados relataram que antigamente os moradores do município utilizavam o açude, mas hoje em dia não há muitas opções de lazer na cidade para os moradores.”, segunda o EIA da Maron Ambiental, entregue ao Governo do Piauí.

 

Educação (voltar ao índice clicável)

O município de Paulistana – PI tem escolas de ensinos fundamentais, médio, técnico e superior.

Tem uma creche pública municipal.

Ensino fundamental: Escolas públicas e duas particulares.

Ensino Médio: Tem escolas na cidade e no interior. Escolas técnicas Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva e IFPI. Escola de tempo integral sem ensino técnico: Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Paulistana.

Ensino Superior: Temos no IFPI e vários polos de faculdades particulares.

 

 

Saúde (voltar ao índice clicável)

Paulistana tem dois hospitais. Hospital Regional Mariana Pires Ferreira e um particular

Quatro postos de saúde na cidade e outros no interior.

Antes tinha na cidade a 17ª Gerência Regional de Saúde do Governo do Estado, mas não tem mais.

Odontologia: Consultório odontológico nos postos de saúde municipal. Também o CEO Centro de Especialidades Odontológicas municipal. Aproximadamente cinco consultório odontológicos particulares na cidade.

 

História (voltar ao índice clicável)

Paulistana Piauí – PI

Histórico
O Município de Paulistana ter-se-ia originado de uma fazenda de criação de gado, fundada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, por volta de 1663, dando-lhe o nome de Paulista, em homenagem a seus conterrâneos. Outros atribuem ao português Valério Coelho a fundação de uma fazenda de criação de gado, em princípio do ano de 1730, à qual deu o nome de Paulista, homenagem a sua mulher Dona Domiciana Vieira Martins, natural de São Paulo.

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Humildes - Paulistana Piauí
Igreja Matriz Nossa Senhora dos Humildes – Onde foram sepultados Valério e sua esposa Domiciana
Cruzeiro em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Humildes estão os restos mortais de Valério Coelho e Domiciana
Cruzeiro em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Humildes estão os restos mortais de Valério Coelho e Domiciana


Inúmeros adventistas, vindos das províncias vizinhas, se estabeleceram nas imediações da fazenda que rapidamente cresceu, tornando-se, em pouco tempo, um núcleo populacional de relativa expressão.


Em virtude do crescente desenvolvimento da povoação, foi instituído um Juizado de Paz em 1829, e, em 1883, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Humildes, Padroeira da Cidade. No mesmo Ato foram estabelecidos os seus limites, ficando para o ano de 1888 sua instalação canônica.


Paulista adquiriu, também, a categoria de Cidade, no ano de 1938, e, em 1944 passou a chamar-se Paulistana, por força da legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos.


Gentílico: paulistanense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Paulista, pela resolução nº 1078, de 13-07-1883.


Elevado à categoria de vila com a denominação de paulista, pela resolução provincial nº 1137, de 20-07-1885, desmembrado de Jaicós. Sede na atual vila de Paulista. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-12-1885.

Pela lei municipal nº 4, de 02-04-1895, são criados os distritos de Conceição e Santa Maria e anexados ao município de Paulista.


Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município constituído de 3 distritos Paulista, Conceição e Santa Maria.


Pelo decreto estadual nº 1279, de 26-06-1931, é extinto o município de Paulista, sendo seu território anexado ao município de Jaicós, como simples distrito.


Elevado novamente à categoria de município e distrito com a denominação de Paulista, pelo decreto estadual nº 1478, de 04-09-1933, desmembrado de Jaicós.


Em divisão administrativa referente, ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.


Pelo decreto-lei estadual nº 754, de 30-12-1943, o município de Paulista passou a denominar-se Paulistana.


Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município já denominado Paulista é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.


Alteração toponímica municipal


Paulista para Paulistana alterado, pela lei estadual nº 754, de 30-12-1943.

 

Fonte: IBGE

 

Mineração (voltar ao índice clicável)

Paulistana – PI está numa região que tem uma reserva de minério de ferro, a maior do Piauí e uma das maiores do Brasil. Um volume de cerca de 800 milhões de toneladas de ferro. Já foi realiza uma audiência pública pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente sobre os impactos ambientais que terá com exploração.

 

A Mineração vai gerar um grande impacto e a população está aguardando a exploração do minério de ferro.

Curiosidade é que com a analise da descoberta do minério de ferro em Paulistana os pesquisadores se deparam com uma grande jazida de diamantes, avaliada em dois milhões de quilates. Diamante fica localizado em Gilbués. As reservas de diamantes do Estado do Piauí supera 400 toneladas, mas pode ser duas vezes maior.

 

Veja abaixo uma matéria sobre o minério de ferro na região de Paulistana – PI de 12/07/2013:

 

Região poderá render investimento de R$ 3 bilhões ao Piauí

 

O 180graus esteve em Curral novo do Piauí (451 Km a sudeste de Teresina), onde está localizada a maior parte da reserva mineral que produz 1 bilhão de toneladas de minério, dos quais 252 milhões são aproveitáveis para fins comerciais, como o ferro de alta qualidade.

 

Num investimento na ordem de R$ 3,4 bilhões (77,3% dos investimentos programados pelo PAC do governo federal no Piauí até 2017), a extração pode render 1.200 empregos.

 

De acordo com a Bemisa (Brasil exploração mineral AS), durante os 10 primeiros anos, o trabalho será especificamente em Curral novo do Piauí, podendo se chegar ainda a 25 anos, se estendendo para trechos das cidades de Simões, Paulistana e Betânia do Piauí, que é a região entre a serra de Massapê e de Monte Santo, no sudeste do Piauí, na divisa com Pernambuco.

 

A empresa, que pertence ao grupo Oportunity está desde 2008 na região, estudando as potencialidades do local, a fim de explorar, por meio de uma concessão de União, a partir da documentação e provas de que o impacto ambiental é mínimo. No caso apenas os buracos no solo, uma vez que não se usa produtos químicos, afirma a empresa, ao 180graus.

 

Em 2009 foram feitos 8 furos de 1.040 metros de profundidade. Atualmente são 329 furos, numa extensão de 8 Km, onde pode se encontrar minérios como magnetita, quartzo e bório. Segundo dados, de 1 bilhão de toneladas de minério, 252 milhões são aproveitáveis para fins comerciais. No caso do Piauí, o que chama atenção é o alto teor de ferro presente nos minerais.

 

Outro ponto importante, é que a ferrovia Transnordestina, que está sendo construída na região, passará a apenas 10 Km do local da extração, o que facilitará o transporte do minério retirado, proporcionando uma melhor logística. (Fonte: 180 graus)

 

População: Paulistana tem 21 mil pessoas (voltar ao índice clicável)

O município de Paulistana – PI pelo Censo de 2022 tem 21.055 pessoas.

No ranking de população dos municípios, Paulistana está:

na 26ª colocação no estado;

na 557ª colocação na região Nordeste;

e na 1.629ª colocação no Brasil.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Twitter
Instagram
WhatsApp